[LinuxFocus-icon]
Início  |  Mapa  |  Índice  |  Procura

Novidades | Arquivos | Links | Sobre LF
convert to palmConverter para GutenPalm
ou para PalmDoc

Bem-vindos á edição de Janeiro/Fevereiro de 2002

[tux and snow] Este editorial foi escrito numa noite fria de inverno. Bastante neve lá fora. É tempo de olhar para atrás e pensar no Linux. A Linux Weekly News publicou, novamente, uma simpática linha de tempo (lwn.net/2001/features/Timeline). Falando de um modo geral, 2001 foi o ano em que o mercado de stock colapsou e claro que isto teve impacto no Linux. Contudo as companhias clássicas do Linux ainda continuam lá e muitos dos projectos não são fundos comerciais directos. O Linux, portanto continuará, definitivamente a expandir-se.
[lf in bordeaux]
Num restaurante em Bordéus, Julho 2001.
Da esquerda para a direita: Guido e Katja Socher (linuxfocus), John Reuning (ibiblio), John Perr (linuxfocus), Guylhem Aznar (linuxdoc), Egon Willighagen (linuxfocus)
Olhando para atrás no LinuxFocus podemos ver que o número de leitores está a crescer bastante. O encontro em Bordéus este ano, foi um evento importante e uma boa oportunidade para nos conhecermos uns aos outros. Foi também uma possibilidade de conhecer pessoas envolvidas na documentação de Linux e projectos relacionados. Estes contactos pessoais ajudaram, por exemplo a melhorar a rede da LinuxFocus. Ao mesmo tempo muitas linguagens são, ainda mantidas por, somente uma ou duas pessoas (Russo, Português, ...). Em especial a tradução dos artigos é trabalho árduo e leva muito tempo. Todos nós temos imenso respeito pelo trabalho que entusiastas individuais estão a fazer aqui. Se está à procura de um projecto onde pode contribuir de tempos tem tempos para o Linux não hesite em contactar o editor da sua linguagem. A prova de leitura dos artigos é ainda, também, uma área problemática e ajuda extra é bem-vinda.

Apesar de tudo estamos bastante satisfeitos com o êxito do caminho da LinuxFocus e das actividades do Linux. Temos os nossos problemas diários mas o conhecimento público do Linux está, realmente a crescer e o seu futuro será certamente excitante.
Feliz Ano Novo !!!



Artigos da LinuxFocus.org

Bases UNIX

Administração de Sistema

Aplicações

Desenvolvimento de Software

Artigos da Linux Gazette

A Dica da LinuxFocus

Como tornar as imagens mais pequenas? A nossa experiência normal é que pode tornar uma imagem mais pequena sem perder qualidade. Contudo, isto é uma experiência do "mundo analógico". Reduzir à escala uma imagem digital é feito tirando-se pixéis fora. Se reduzir uma imagem com tamanho de 600 pixéis para 300, então despreza cada segundo pixel.
[original image]
Fig. 1: imagem original
[scaled down image]
Fig. 2: imagem reduzida à escala
[blur+scaled down image]
Fig. 3: manchada + reduzida

Esta redução de pixéis não só torna as coisas mais pequenas como as distorce. Isto pode ser visto na Fig. 2 a qual é só metade do tamanho (bem, actualmente 1/4 mas discuta isto com o seu professor de matemática) da Fig. 1. A figura parece muito distorcida porque algumas linhas originalmente contínuas na imagem original estão, agora, ocasionalmente, interrompidas porque faltam pixéis. Existe um simples, mas surpreendente truque. Precisa de manchar a imagem antes de a reduzir. No Gimp isto é Filters->Blur->Gaussian_blur. Escolha blur radius 1. O efeito de mancha (blur) torna os pixéis um pouco maiores pondo pixéis cinzentos junto aos pretos. Claro que isto reduz o contraste e a qualidade da imagem original mas quando reduzir o tamanho da imagem evita que algumas linhas sejam totalmente interrompidas e isto melhora a qualidade da imagem reduzida à escala.




© 2002 LinuxFocus
Clique aqui para obter uma lista de contacto das pessoas da LinuxFocus