Dica LF: Alterando o layout do seu teclado em run-time

ArticleCategory:

UNIXBasics

AuthorImage:[Here we need a little image from you]

[Photo of the Author]

TranslationInfo:[Author + translation history. mailto: or http://homepage]

original in en Guido Socher

en to pt Bruno Sousa

AboutTheAuthor:[A small biography about the author]

O Guido gosta do Linux por causa da comunidade. É um grande projecto e de algum modo todos as pessoas diferentes no mundo estão a trabalhar para o mesmo objectivo: Melhorá-lo cada dia que passa.

Abstract:

Isto é uma pequena dica. A partir de agora a LinuxFocus terá pelo menos uma nova dica cada mês. Se tiveres algumas ideias para uma nova dica envia-as para guido(Q)linuxfocus.org

ArticleIllustration:

idea

ArticleBody:

Introdução

Quando escrevo um texto no computador tenho os meus olhos colocados no ecrã e não no teclado. Recentemente visitei um amigo em França e ele emprestou-me o seu computador por um instante. O layout do teclado era Francês! Demorava pelo menos 10 segundos para encontrar cada tecla porque estou habituado a usar teclados US ou Alemães ;-)
Eu não queria editar o /etc/X11/XF86Config-4 porque era o PC dele. O KDE e o Gnome tem alguns utilitários para alterar o layout do teclado mas não pareciam instalados. E agora?

A solução

O XFree86 tem um comando padrão chamado setxkbmap que pode ser usado para alterar o layout em run-time (sem ter de reiniciar o servidor X). È semelhante ao comando loadkeys na consola Linux.
Digitei:

setxkbmap -layout us

e já está tinha o layout do teclado US . 
Antes de entregar o computador ao meu amigo digitei:

setxkbmap -layout fr

e foi como se nada se tivesse passado.